Os mais jovens descobrem a sua terra, através dos barcos e da água
Como forma de encerrarem o ano lectivo, o Agrupamento de Escolas de Ovar Sul, 1º ciclo, decidiu visitar o cais do Puxadouro e a Cenário, que, os levou a passear na embarcação "Alecrim". Eram 36 jovens e dois professores e uma auxiliar de educação, e ainda alguns pais que acompanharam em terra o passeio, curto mas pleno de descobertas.
Garças, águias sapeiras cegonhas e outras aves, as actividades da pesca artesanal o envolvimento da paisagem, foram observados e explicados sucintamente aos pequenos e ás pequenas, e mesmo aos adultos que os acompanhavam. Temos a convicção de que foi uma manhã bem passada, com um pic-nic e uma ida ao cinema, pela tarde.
Iniciativa do prof. Pedro Nunes, que nos contactou e, apesar do improviso de última hora, onde conseguimos cumprir amplamete os objectivos.
A conversa sobre normas elementares de conduta a bordo, a história da embarcação, e o significado do cais do Puxadouro, foi ouvida atentamente por cada um dos três grupos em que se dividiu a actividade, que também incluiu caminhada.

A observação da paisagem e a procura de aves, na entrada na Ria, junto á foz do Cáster, onde a descoberta de um "novo mundo" é bem visível.
E a chegada ao cais do Puxadouro, de um dos três grupos de "marinheiros aventureiros"
A embarcação "Alecrim" nas suas melhores funções...