Wednesday, February 19, 2025

Um Snípe de Ílhavo...

 As atividades na CENÁRIO não se resumem apenas aos encontros em redor de boas conversas e boas "palamentas" comensais, ou passeios em águas abrigadas, ou encontros e fomento da carpintaria naval, em tertúlias de maior ou menor afluência, de maior ou menor pertinência. Se a carpintaria naval hoje, é tema importante das agendas políticas da CIRA, muito deve a este grupo de entusiastas que desde o ano de 2002 se lança na aventura de recuperar barcos de madeira. Não construímos de novo, salvo raras exceções, restauramos, recuperamos devolvemos património a uma atividade que nos rejuvenesce e recupera para a vida. A nós e aos barcos, tema de futuro.

A nossa mais recente atividade de restauro tem um significado especial, pois o proprietário acalenta uma paixão pelos barcos alicerçada em gerações de "Homens do Mar", daqueles que sabem e vivem ainda, a epopeia das  pescas... e do bacalhau. 

Trata-se do restauro profundo de um "Snipe, embarcação de regata já antiga,  não sabemos quanto) que se encontrava em mau estado mas ainda digno, apesar de alterações absurdas de foi foi alvo algures em tempos mais recentes. Presume-se que tenha sido construído em Vigo, mas velejou e muito pelas águas da Ria, sobretudo na Costa Nova e agora, na CENÁRIO, rejuvenesce, renasce.

Eis de seguida algumas fotos do processo, que se encontra neste momento em fase de acabamentos do casco, faltando ainda um mastro novo, retranca, leme retrátil, etc, etc...

Desde Novembro, até hoje, de modo mais ou menos intermitente, avançam os trabalhos. Hoje colocámos o quebra-mar e lixamos verniz...


                                                  








                                                  























0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home