Friday, March 01, 2024

Projeto "Beach Boy" - Os Vougas de "linhas quebradas"


Para que o ciclo familiar dos Vougas se complete é necessário referir este modelo de embarcação que se desenvolveu nas águas da Ria entre a Costa Nova e as "Gafanhas": Os "VOUGAS DE LINHAS QUBRADAS".
 Talvez por maior facilidade construtiva, talvez porque estávamos no advento da construção em contraplacado, que dominava entre a vela ligeira e os pequenos cruzeiros, material que facilitava a construção dita "amadora", idealizaram-se e construíram-se estes "Vougas", embarcações em madeira, um mastro, duas velas, com seis a seis metros e dez de comprimento, boca máxima entre 1,75 e 1,85 metros, pontal a rondar os 60 centímetros, os parâmetros dos Vougas de António Gordinho, se acrescentarmos um pontal muito curto, o que de facto acontece.
Caracterizam-se e diferenciam-se dos Vougas da classe de vela,  por terem o fundo e o costado em planos distintos, e o corte transversal resultar numa linha quebrada... pelo que são conhecidos como vougas de linhas quebradas. 
Vagamente parecidos com os "Star", um olhar menos atento não os distingue dos Vougas de casco redondo, sobretudo a navegar, pois as suas proporções são de facto semelhantes e o aparelho vélico praticamente igual aos vougas ditos" clássicos". 
Destas embarcações construíram-se uma meia dúzia, sendo o mais famoso o barco de Mestre António Gordinho, o "Rio Vouga". 

Em meados de setembro chegou à cenário o "Beach Boy" recentemente adquirido a António Malaquias, que presidiu ao Clube de vela da Costa Nova. O seu novo proprietário O sr. G. Teiga, determinou um restauro de acordo com a originalidade do barco, recuperando na medida do possível o encanto da madeira e a longevidade que estes objetos de culto merecem. Quis a fortuna que o barco tivesse sempre abrigo e cuidados, pelo que as madeiras ainda se encontravam firmes no seu sítio e nas suas formas, apesar da passagem do tempo e do calor estival da Ria deixarem marcas bem visíveis.
 
Ainda não está completo este projeto, mas temos já obra para se ver, e a Primavera está à porta. 
Estamos também a fazer o desenho do barco, pelo que teremos mais notícias, com os rigores técnicos que o levantamento manual permite e com as novas informações que nos vão chegando.

Mais património náutico que estamos a desvendar, a recuperar, a divulgar. 

O dia da chegada ao Puxadouro...


Os primeiros trabalhos após a retirada dos "poleames"...
Ripado em mogno e tóla sobre contraplacado.


As linhas "quebradas" são bem visíveis.





a primeira camada de resina, após a recuperação de mazelas no ripado e no verdugo.



0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home