Thursday, October 13, 2022

A Festa do Matos, Matos em Festa





 Um grupo de amigos e frequentadores do Café Bar "O Ronca" espaço acolhedor esguio e alto, com luz de Nascente e luz de Poente, resolvem celebrar o Homem que já foi fisicamente alto e de voz tonitoante, coração de mel e sempre pronto para uma piada mesmo quando as piadas eram caras... Gereroso era o Matos e portanto não admira que o queiram homenagear, e para tal reunem-se, esse grupo de Amigos, para organizarem anualmente uma festa a que chamam "Matos em Festa". 

Sendo que o evento "Matos em Festa" não tem lugar fixo para a celebração, já foi no espaço que era do Matos, já foi na Rua , eis que surge a possibilidade de serem "inauguradas" as "mais recentes" instalações da "CENÁRIO" com o Matos em festa de 2022. 

Sendo que as referidas mais recentes instalações da CENARIO se localizam no Cais da Ribeira, desta vez de Ovar, espaço/cais pleno de histórias e de significados, eis que, na senda de revitalizar aquela "Praça" magnífica marcada ao centro por um imenso espelho de água que sobe e desce ao ritmo das marés, pensámos em localizar nas antigas instalações da firma " Flor da Ria" a festa de homenagem ao Matos, o Matos em festa 2022.

Esta ideia surgiu durante uma reunião que se realizou na CENARIO, reunião aberta e dirigida sobretudo ás mais novas gerações ovarenses que pensam viver a cidade e na cidade, afirmando por isso a sua condição de projetores de uma cidade diversa, onde também cabem ( devem caber) iniciativas independentes e fora dos circuitos culturais instituídos pela autarquia. Cultura alternativa dizem... eu diria antes complementar, necessária e urgente, vanguarda livre que emana das mais profundas dúvidas e caminhos que a sociedade atual experimenta e percorre.

E o "Matos em Festa aconteceu, com a ajuda e colaboração de muitos amigos, o sr. Manuel, vizinho mesmo ao lado,  o sr. Fernando da firma Maricéu, que nos "emprestou energia",  e quem quiser celebrar e consolidar a  "Praça da Ribeira" de Ovar terá obrigatoriamente que referir a energia da "Maricéu" que pode ser firma mas também pode ser e é Pessoa, e os Bombeiros Voluntários de Ovar que nos ajudaram na limpeza do espaço, e a Câmara que cedeu para o fim de semana de 1 de Outubro, o espaço dos sanitários... 

Sobre a festa propriamente dita direi que incluiu pintura , escultura, manifestações artisticas de diversos teores e temáticas e música, muita música e cinema muito cinema e documentários e foi demasiado intenso e vivificante que nos deixou a mim e a nós cenarios que tiveram a sorte e o prazer de participar e de organizar e de trabalhar num evento que se criou em praticamente oito dias...

Só possível porque o núcleo duro da organização, o Xavier P e o Xavier A, a Inês e o o Hugo e o Afonso e talvez mais alguém que os rodeia de perto e que também colhe a energia que emana de um grupo de artistas. Arte que procura ser a exceção à regra, pois se não for exceção, não é arte. 

 





















0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home