Uma Regata com quinze anos. Plena de vida.
Dia 2
A décima quinta edição da regata cenário, Clássicos da Vela Ligeira, ocorreu nos dias 2 e 5 de Outubro e resultou em mais uma edição bem sucedida. Largaram as embarcações do Carregal, rumo ao cais da Tijosa, passando junto à ponte da Varela e atracando no cais do Puxadouro, em Válega. Participaram seis embarcações, dois Vouga, dois Andorinha, um Snipe e uma embarcação da classe Sail Horse e ainda uma embarcação de apoio à regata e à comissão de regatas.
O dia estava cinzento e de vez em quando choviscava, mas a disposição era boa e animada durante os preparativos, que se iniciaram logo por volta das dez da manha.
Os velejadores, desde os mais experientes aos mais verdinhos incluíam duas estreias absolutas na vela, A Elvira e o Afonso. Para eles as condições não eram as melhores devido á chuva e aos constantes bordos...
Largámos em bolina, vento Sul de 10 nós, céu cinzento e alguns chuviscos, a linha de largada colocada perpendicularmente ao Cais da Pedra, Pedro Silva e José Lemos nos procedimentos correspondentes, desta vez limitados a sinais sonoros. Logo no início se destacaram o Melody e o BéBé, Andorinha e Snipe, logo seguidos de muito perto pelo Zinda e pelo Andorinha campeão em título com Miguel Lopes e Ricardo Malaquias.
O "Aventura" largou com quase um minuto de atraso e ainda mais tarde saiu o Almejo, da classe Sail Horse, pois foram necessárias algumas afinações de última hora, a tripulação não conhecia bem a embarcação e já em cima da hora faltou um moitão, e tivemos que encontrar uma peça substituta.
Iniciámos a arte de velejar com o vento pela proa e contra a maré que subia o canal, e encontrámos por isso muitos baixios... e muitos encalhanços. Dadas as condições de vento deveriamos ter largado meia hora mais tarde.
Já no Areínho o Melody se destacava, com o Bébé ainda perto, mas de facto notava-se um bom andamento deste Andorinha, com o Nuno Lopes e o Marco Prior conquistando avanços, bordo após bordo. No estreito a frota distanciava-se, o andamento do "Andorinha" 7 não era o melhor, o Aventura tentava aproximar-se da frente mas não progredia muito, o Zinda ganhava terreno ao Bébé, o Melody estava imparável e seguia já com bom avanço. Na rondagem da bóia na Ponte o Zinda passa para segundo, seguido do Bébé, do Aventura, do Andorinha 7 e do Almejo que se tinha atrasado bastante. Daqui até ao cais da Tijosa foi sempre am pôpa, bom andamento, o céu "azuleava" e o tempo ficava mais seco e luminoso. Terminou a regata com o Melody a sagrar-se campeão da classe Andorinha, o Zinda ganhando nos Vougas, o B´bé em terceiro, seguindo-se o Aventura, Andorinha 7 e Almejo.
Velejámos até ao Puxadouro, entrando de vento em pôpa no canal, impunham-se manobras cuidadas na atracagem e amarração dos barcos. Tudo correu dentro da normalidade.
"Zinda" após a largada, com a Joana Paião, a Teresa e a Carla, que vieram de Lisboa para a regata. |
O "Bébé" na perseguição do "Melody" |
Seguindo o caminho dos flamingos... |
Zinda aproxima-se... |
Melody de vento em pôpa |
Já no cais do Puxadouro, arrumando o velame e palamentas. |
A chegada do Almejo, Com Rui Bastos, António Regedor e Afonso Marmelo, uma estreia na vela e na Ria, |
Elvira, um batismo na vela... parece que correu bem apesar da chuva. |
(As fotos do dia 5 são da Joana Paião, não sei quem nos enviou as outras fotos.)
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home