Tuesday, October 12, 2021

Uma Regata com quinze anos. Plena de vida.




Dia 2

A décima quinta edição da regata cenário, Clássicos da Vela Ligeira, ocorreu nos dias 2 e 5 de Outubro e resultou em mais uma edição bem sucedida. Largaram as embarcações do Carregal, rumo ao cais da Tijosa, passando junto à ponte da Varela e atracando no cais do Puxadouro, em Válega. Participaram seis embarcações, dois Vouga, dois Andorinha, um Snipe e uma embarcação da classe Sail Horse e ainda uma embarcação de apoio à regata e à comissão de regatas.

O dia estava cinzento e de vez em quando choviscava, mas a disposição era boa e animada durante os preparativos, que se iniciaram logo por volta das dez da manha.

Os velejadores, desde os mais experientes aos mais verdinhos incluíam duas estreias absolutas na vela, A Elvira e o Afonso. Para eles as condições não eram as melhores devido á chuva e aos constantes bordos...


Percurso da regata

Largámos em bolina, vento  Sul de 10 nós, céu cinzento e alguns chuviscos, a linha de largada colocada perpendicularmente ao Cais da Pedra, Pedro Silva e José Lemos nos procedimentos correspondentes, desta vez limitados a sinais sonoros. Logo no início se destacaram o Melody e o BéBé, Andorinha e Snipe, logo seguidos de muito perto pelo Zinda e pelo Andorinha campeão em título com Miguel Lopes e Ricardo Malaquias.

 O "Aventura" largou com quase um minuto de atraso e ainda mais tarde saiu o Almejo, da classe Sail Horse, pois foram necessárias algumas afinações de última hora, a tripulação não conhecia bem a embarcação e já em cima da hora faltou um moitão, e tivemos que encontrar uma peça substituta.  

 Iniciámos a arte de velejar com o vento pela proa e contra a maré que subia o canal, e encontrámos por isso muitos baixios... e muitos encalhanços. Dadas as condições de vento deveriamos ter largado meia hora mais tarde. 

Já no Areínho o Melody se destacava, com o Bébé ainda perto, mas de facto notava-se um bom andamento deste Andorinha, com o Nuno Lopes e o Marco Prior conquistando avanços, bordo após bordo. No estreito a frota distanciava-se, o andamento do "Andorinha" 7  não era o melhor, o Aventura tentava aproximar-se da frente mas não progredia muito,  o Zinda ganhava terreno ao Bébé, o Melody estava imparável e seguia já com bom avanço. Na rondagem da bóia na Ponte o Zinda passa para segundo, seguido do Bébé, do Aventura, do Andorinha 7 e do Almejo que se tinha atrasado bastante. Daqui até ao cais da Tijosa foi sempre am pôpa, bom andamento, o céu "azuleava" e o tempo ficava mais seco e luminoso. Terminou a regata com o Melody a sagrar-se campeão da classe Andorinha, o Zinda ganhando nos Vougas, o B´bé em terceiro, seguindo-se o Aventura, Andorinha 7 e Almejo.

Velejámos até ao Puxadouro, entrando de vento em pôpa no canal, impunham-se manobras cuidadas na atracagem e amarração dos barcos. Tudo correu dentro da normalidade. 

"Zinda" após a largada, com a Joana Paião, a Teresa e a Carla, que vieram de Lisboa para a regata.












O "Bébé" na perseguição do "Melody"























Seguindo o caminho dos flamingos...










Zinda aproxima-se...






Melody de vento em pôpa

Já no cais do Puxadouro, arrumando o velame e palamentas. 


A chegada do Almejo, Com Rui Bastos, António Regedor e Afonso Marmelo, uma estreia na vela e na Ria, 


"Comandante" Vasco Xichorro, piloto de aviões e navegador apaixonado da vela








Elvira, um batismo na vela... parece que correu bem apesar da chuva.




Troféus, cerâmica da olaria "O caco"



Os campeões, o armador e o sr. Presidente da Junta de Freguesia de Válega, Jaime Almeida, personagem muito popular e respeitada, que teve nesta entrega de prémios talvez o seu último ato neste cargo autárquico. ( atingiu o limite de mandatos)




A tipulação do Zinda recebendo o primeiro lugar em Vouga e o segundo da Geral e o sr. Vereador Ruben Ferreira, em representação da Câmara Municipal de Ovar.

A tripulação do Bébè, Jorge Guedes e Vasco Xichorro, primeiros em Snipe, terceiros na Geral





Colaboradores e convidados...



Dia 5

PARTIDA PARA O CARREGAL

Largamos com muito bem tempo depois de um almoço na Cenário, passeio/regata em condições excelentes para a vela. Tivemos um convidado especial, o Francisco, que demonstra evoluir muito depressa na arte de velejar. Uma bela jornada de vela, com alguns convidados a bordo, pois o dia estava de feição. Chegámos ao Carregal já com o sol poente... 

































 (As fotos do dia 5 são da Joana Paião, não sei quem nos enviou as outras fotos.)


0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home