Friday, November 29, 2019

Preâmbulos


                         
Uma Aventura na Ria, Setembro de 2008, já lá vão muitos anitos, e por ocasião das regatas da CENARIO fiz um passeio de vouga com a Mariana, a Ana a Rosa e a Sofia... Resolvi relatar a viagem, que começava assim:

Considerando que;


A ria é um mar interior onde "desde sempre", ocorrem incontáveis histórias, muitas delas esquecidas outras nem sequer consideradas no seu potencial transformador. Outras, talvez as menos importantes, lembradas e contadas repetidamente...
Mas todas estas histórias e eventos que resultam de uma interacção com a natureza peculiar da Ria, constituem muito do imaginário colectivo dos grupos que a envolvem e a desenham nos seus territórios humanos e geográficos. Principalmente, contribuem para o redimensionamento da vida alterando, possivelmente para melhor, a percepção que temos de nós próprios e dos que nos rodeiam.
Resolvi descrever uma pequena viagem realizada na ria de Ovar em finais de Setembro de 2008 porque, com esta experiência, constatei que frequentemente ignoramos o potencial de entreajuda, de lucidez e de “maturidade” que ocorre nos indivíduos de idades mais jovens, as crianças.
Ignoramos ou esquecemos, nomeadamente nas questões relacionadas com a educação, com a escola, a opinião dos mais jovens, a sua percepção do mundo e a sua capacidade de resolver situações problemáticas que por preconceito, determinamos serem da exclusiva responsabilidade dos adultos. Esta a lição que aprendi com esta pequena viagem, entre o Puxadouro de Válega e a praia do Areínho, e que resolvi descrever...


“Fying sinakers”
The Rosenfeld Colection

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home