Monday, October 09, 2017

Crónica da 11ª Regata - Clássicos da vela na Ria de Ovar

 30 de Setembro.
Após uma semana de preparativos; dos veleiros, das embarcações de apoio, de troféus, dasTshirts comemorativas, do lanche, dos músicos, da "comissão de regatas", etc, etc, chegámos ao dia da Regata.

O percurso, como estava previsto, seria Ovar ( Carregal) - Válega ( Puxadouro). 
De Aveiro chegou o "Celta" , vouga da Brigada Naval que iria ter a companhia do "Aventura", de Torres Vedras veio a "La Rondine" andorinha que iria ter outras duas andorinhas de companhia, o "Melody" e o "Andorinha".



















E o barco que juntamente com o "Aventura" e o "Melody" participou em todas as edições desta regata de veleiros clássicos, o "Cisne". Tinhamos ainda uma estreia absoluta, o "Ternabout" que estava finalmente pronto para velejar.


Para o apoio estava o "Explorer"( colaboração da NADO e ajuda determinante do pedro Silva) e a "Maria Cristina", comandado por Carlos Andrade.

Finalmente, depois de preparativos finais, mudas de velas, colocação de bóias, deu-se a largada, Pum!


Acontece que o vento crescia. Estávamos agora com umas rajadas de 17 nós...de NNW, e uns saltos de Norte. Todos em pôpa, de vez em quando raza, eis que chegamos ao Torrão do Lameiro; os vougas, o "Andorinha"o Cisne, em franca e alegre disputa. Mas crescia o vento e a regatice avolumava-se na frente, "aventura e "Celta na liça... Um golpe de vento e uma vela grande muito cassada depois de arribar um pouco, eis que o "Aventura" não aguenta a cambadela inesperada, e vira.


Mais na frente, o mastro do "Andorinha" não aguenta uma rajada mais forte e faz-se em dois. Trás!... Passados uns instantes, na rondagem da bóia junto à ponte da Varela, o "LaRondine" não controla o golpe de virar de roda e vira... mesmo. Três embarcações fora da regata e o barco de apoio com muito trabalho. O Cisne decide rebocar o "Andorinha" desarvorado até ao porto de recreio, regressando ao Carregal.
Restava em regata o "Melody" e o "Celta". Neste último, alguns mordentes davam de si. O moitão da grande cedeu com a linha de chegada à vista. Desceram a grande e tentaram prosseguir só com estai.

 A "Maria Cristina" ofereceu-se para um reboque, mas não. Vai daí , só com estai o "Celta" arribou e foi para a um baixio, pois já estávamos na vazante e as marés não eram muito vivas. Ainda, o vento Norte agora rijo, aumenta a corrente de vazante...

 O "Celta" encalha, no melhor sítio para encalhar. Como a tripulação não é conhecedora do meandros locais, ali ficou, apesar dos esforços para os resgatar. E muito contrariados e incrédulos, ali ficaram até á próxima maré. O "Melody", e o "Turnabout", já a motor, foram as únicas embarcações a chegar ao Puxadouro. "Melody, com pouco pano, venceu a regata e sagrou-se campeão nacional da Classe Andorinha, neste 2º Campeonato da nova era.
Em terra os procedimentos continuavam , com animação musical, lanche e brindes à tripulação vencedora. Mas a preocupação com a tripulação do Celta marcou o tempo de espera pela maré. Foram resgatados por volta da meia noite e 30, com direito a jantar quente. 

A noite era calma e havia luar.










0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home