Monday, January 22, 2018

Plano de atividades para 2018

Plano de actividades para      2018

1.    ACTIVIDADES REGULARES


 Contexto atual; consolidação e crescimento do projeto

A CENÁRIO tem vindo a aumentar o seu espólio patrimonial de índole museológica, consubstanciado em embarcações doadas ou adquiridas.
Atualmente este espólio, propriedade desta Associação é constituído pelas seguintes embarcações:

Veleiros

1-    “Brisa” – Classe Dragão, construído em 1950/51 na Dinamarca. Participou nos jogos Olímpicos de Helsínquia com o nome de “SNUDE”, tendo obtido o quinto lugar. A tripulação era composta por campeões olímpicos que noutras edições dos jogos obtiveram diversas medalhas.
(A necessitar restauro)

2-    “Nut” – Pequena embarcação construída em Arcachon nos célebres estaleiros de Pierre Mattonat por volta de 1950, encontrando-se praticamente no seu estado original. Casco em mogno, de notável técnica construtiva.
(A necessitar restauro)

3-    “Maçarico” – Classe Sharpie 12M, construído nos anos 50, participou nos campeonatos europeus de sharpie 12M em 1984 e 1988. Pertenceu ao grande velejador e instrutor da Escola de vela da nADO “ José “ Raquiço”.
(A necessitar restauro)

4-    “Marilinda”- (Em Parceria com família de F. Alçada) Barco de notável envergadura, com 7,5 metros de comprimento, construído por volta de 1940 e que navegou na Ria de Aveiro após ter sido encontrado nos areais junto ao Furadouro. Pertenceu a Francisco Alçada, Industrial de Ovar que o transformou em pequeno veleiro de cruzeiro, navegando pela Ria, onde participou por diversas vezes no Cruzeiro da Ria.
(Em restauro)

5-    “Alecrim” – Pequeno escaler à vela e a motor, construído em Viana da Castelo e que serviu de salva-vidas, barco de pesca e barco de recreio. Navegou na foz do Minho após restauro no estaleiro de José Freitas, célebre construtor naval da classe “Vaurien”, natural de Válega, mas que desde novo se radicou em Leixões, Leça e Sta cruz do Bispo. Participou durante vários anos nas atividades da CENARIO, mas neste momento encontra-se a aguardar restauro.

6-    “Atlântico” – Classe “Snipe”, adquirido ao Clube de Vela Atlântico, de Leça. Restaurado na Cenario.
(Pronto a navegar)

7-    “Ana” - Classe “Snipe”, um dos barcos desta classe mais antigos em Portugal, (Em restauro)

8-    “Gabiri” – Classe “Cherub” de origem neozelandeza, restaurado na Cenário, pronto a navegar. Embarcação muito rara em Portugal.

Lanchas a motor

1-    “Maria Cristina” – Lancha construída no lugar da Ribeira entre 1962 e 63, pelo seu anterior proprietário e por um grupo de amigos onde se destacavam Manuel Patarena e João “das  Enguias”, os autores do projeto. De desenho único e original, equipada com um motor volvo penta C2 de 1944 (peça muito rara), esta embarcação navegou por toda a Ria em passeios familiares e em façanhas de pesca desportiva memoráveis, tornando-se uma embarcação icónica.
(A navegar, com restrições)

2-    “Pipocas” – Lancha construída em meados dos anos 60 no estaleiro de Horácio Lopes “Da melra” situado na av. Da Régua, para um industrial do Porto. Esta lancha, de notável e original desenho, constitui, com a “Maria Cristina” dois exemplares únicos no panorama da náutica de recreio. Adquirida em finais de 60 por um médico natural de Válega, durante muito anos foi palco de passeios entre familiares e amigos, entre Ovar e a Torreira. Encontrando-se em mau estado de conservação, foi doada á CENÁRIO para que se restaurasse na traça original.
(A aguardar restauro)

São portanto, dez as embarcações da Cenário. Mas teremos ainda que referir as embarcações dos associados da CENÁRIO que aqui se restauraram e que se mantêm, participando nas atividades, regatas, passeios, exposições, por nós organizadas. Objetos de inegável valor identitário, de promoção da prática desportiva, resultado de uma grande arte. Muitas destas embarcações encontram-se em Ovar, nomeadamente nas instalações da NADO, onde através de protocolo com este clube, ali as temos guardadas. Este aspeto será de grande relevância para podermos continuar a agregar “peças” cuja natureza justifiquem a sua guarda, manutenção e divulgação, num contexto de utilização e usufruto do patrimómio náutico de recreio que encontrou na Ria de Aveiro espaço e condições para prosperar.

Podemos referir neste contexto, propriedade da associados da CENARIO, as embarcações “Aventura”- classe Vouga, “Finório”- classe Finn, “Melody” – classe Andorinha, “Cisne” – Pequeno Cruzeiro,  e outras que se encontram em S. Martinho, Leça, Aveiro … e que promovem a nossa associação fora do contexto do concelho.

Objetivos para 2018

Temos pois como objetivo primordial da CENARIO a manutenção e restauro de embarcações notáveis para a história náutica da região, representativas da arte da carpintaria naval.

Os processos de envolvimento e participação da comunidade com as coleções dos museus ou núcleos museológicos, através das narrativas biográficas dos próprios objetos, contribuem decisivamente para a criatividade, desempenho e crescimento dessa mesma comunidade, que cada vez mais integra visitantes e viajantes.
A museologia, hoje, está a ser desenvolvida no sentido da integração social, da criatividade e da inovação, mesmo a nível tecnológico. É este o nosso desígnio, o desenvolvimento de um pólo da cultura náutica onde a NADO o CCO e a CENARIO possam promover a criatividade, o conhecimento e o desporto.

Portanto, e dado o património material e imaterial de que dispomos, iremos continuar a sensibilizar a Autarquia e a Região no sentido de podermos alargar o nosso espaço e a nossa missão para novas instalações onde possamos desenvolver todo o potencial museológico que possuímos. A criação de um pólo de interpretação e desenvolvimento da náutica de recreio, no Carregal, topo norte da ria de Aveiro, é projeto de relevo para o concelho e para a região, pois resultará numa narrativa inovadora e original em redor do património Náutico de Recreio, onde Ovar se coloca na linha da frente, desde a década de 50 do sec XX.

Nas instalações onde nos situamos, no Cais do Puxadouro, em Válega, vamos continuar a:

-Estar disponível para visitas guiadas á Associação, divulgando a cultura e o património náutico de Ovar e da Região de Aveiro, no contexto da cultura náutica .

-Reforçar laços com instituições de ensino do concelho nomeadamente agrupamentos de escola.

-Promover a descoberta do território Ria
-Promover a prática da vela utilizando embarcações originais

Em 2018 pensamos levar a efeito as ações que se elencam neste plano, mas teremos que referir que outras atividades surgem para além do que se planeia, decorrendo daqui custos e receitas que não é possível contabilizar neste momento. Vamos consolidar a parceria com a Náutica Desportiva Ovarense nomeadamente para a divulgação da prática da vela desportiva.


Atividades regulares previstas:

Janeiro

1.2.1
Colocação de convés e pinturas na “Marilinda”

Preparação de madeiras para execução de mastro

Preparação do registo (desenho) da embarcação “Pipocas”


Fevereiro 

1.2.2
Início das atividades de ar livre, promoção da prática da vela. Preparação de embarcações para as atividades.

Fabricação de mastros para as embarcações “Cap Corse”, “Andorinha” e Vouga”

Abril

  1.2.3   - Eco Percurso

Em Parceria com instituições de índole ambientalista e de atividades ao ar livre ( Amigos do Cáster)

Preparação de embarcações, caminhada até à foz do Rio Negro

Maio      dia 26       

1.2.4 –  Comemoração do XIV aniversário da CENARIO *

a) -Passeio/ regata na Ria de Ovar, (Puxadouro – Torreira - Puxadouro)
b) -Palestra com convidado especialista na área da História náutica e dos descobrimentos, Dr. Alfredo Pinheiro Marques ou Dra Inês Amorim.
c) - Lanche e cerimónia de acender das velas com momento musical.

Junho

1.2.5  - II Workshop Fotografia – Impressão de negativos em papel.

Resultado da doação feita à CENARIO por uma associada, temos o equipamento necessário para a realização de um workshop de fotografia destinado a um público mais jovem, desconhecedor do processo químico e óptico da fotografia tradicional/analógica.
(Na primeira experiência tivemos apenas duas inscrições, mas concluímos que devemos repetir)

  Duração: 2 dias                                                       

Agosto

1.2.6 - Participação na 55ª  Edição do Cruzeiro da Ria

Total custos :           50 euros ( deslocações com barco de apoio)
Receitas previstas : 30 euros ( merchandizing)

Setembro

         - Passeio/Cruzeiro a Salreu, visitando os espaços Bio-Ria. (dois dias)

Outubro    dia 6

1.2.7 - Organização e execução da 12ª Regata Cenário- Clássicos da vela na Ria de   Ovar. *

       Em parceria com a NADO- Náutica Desportiva Ovarense e a Associação Náutica da Torreira.

Objectivos:
- Colocar a Ria de Ovar no roteiro das regatas de barcos de tradição, os clássicos da vela de recreio, patrimónios de Ovar e da Ria de Aveiro.
- Prática da vela desportiva e de lazer.

Espera-se a participação de embarcações das classes: Andorinha, Sharpie 12 M², Vougas, Vaurien e  Snipes, entre outras.
                                
De modo continuado e regularmente a CENARIO promoverá em 2018 os seguintes trabalhos de restauro:

- Dada a dinâmica conseguida com a colaboração regular de um colaborador, está em conclusão o restauro da embarcação “Marilinda” e posteriormente iremos dar início ao restauro da embarcação “Pipocas”. Pretendemos ainda concluir o restauro do snipe “Ana”.

A recuperação da embarcação “Pipocas” pelo seu significado e pelas possibilidades de  passeios será considerada de primeira prioridade a partir de Outubro.
Este restauro implicará um investimento superior a 10.000 euros

 - Continuação do restauro da Embarcação “Ana” pelos associados Carlos Aguiar e José Lemos.

- A decorrer, pelo proprietário, o restauro da embarcação “S. Gabriel”, classe “Cap Corse”, do associado Denis Begasse.

 Manutenção regular das seguintes embarcações:

Maria Cristina”  - Construído nos anos 40 em Matosinhos
Ternabout” - Embarcação chegada à CENÁRIO para manutenção e usufruto da associação, mediante protocolo firmado com o Associado António Manuel Barreto.

1.2.9 - Recolha de imagens e informação sobre o património náutico da região e da relação de Ovar com a cultura náutica, com o objetivo de criar um acervo do património imaterial relacionado com a náutica Ovarense.

Dar continuidade ao trabalho efectuado desde 2007
-Recolha de documentos fotográficos
-Recolha de testemunhos - vídeo documentário *

1.3 - Prestação de serviços na área do restauro e manutenção de embarcações

1.3.1 - Restauro de embarcação “Sail Horse” de origem holandesa, para um novo associado .

1.3.2. – Restauro de embarcação da classe Sharpie 12M, para Jorge Andrade.

2 – INVESTIMENTO ( despesas de capital)

2.1- Melhoria de condições na sede da CENARIO
- Pinturas de fachadas
1500 euros
- execução de piso técnico para armazenar madeiras                     
                          400 euros
Aquisição de serra de fita

1500 euros

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home