Thursday, September 21, 2017

Uma daquelas tardes, prenúncio de norte, forte e frio.

Numa daquelas tardes, prenúncio de norte, forte e frio, zarpámos. Objetivo: Puxadouro. 
As embarcações, para um passeio com amigos no dia a seguinte: "Maria Cristina", "Melody" e "Turnabout", todas em modo mecânico. Cada barco seu marinheiro.
Partimos do Porto de Recreio do Carregal, não sem antes prepararmos o corpo com o almoço e o espírito com uma maré alta que demora... Lângida tarde de Setembro.


Demora mas não tanto. Depressa a água descia, descia, evitámos o Canal das Vacas, mítico percurso entre as marinhas, istmo que relaciona o rio de fora com o rio de dentro, o rio de Ovar com o rio do Mar.


 O vento frio e forte cada vez mais forte. A "Maria Cristina" encalha junto a Pardilhó. Em vão tentámos contrariar o vento e o lodo mole, onde o leme se acomodou. Máquinas a toda a força. Humanos e lodo em afincada luta. Disputa. Em vão.

Plano B.
Prosseguimos nas  restantes naus . "Melody e "Turnabout".
Uma outra maré regressaríamos para a reabilitação da embarcação.  Água de pouca-dura. Com tanto tempo perdido, a água agora é lodo e aves. Tentámos a margem, a pé, quais eremitas em busca de abrigo. Voltámos à base, a cabine do Ternabout. Estava escrito. Pelo menos seis horas de espera.
O pior era o frio, a pouca roupa, molhada, o abrigo da cabine, qual Apolo 11...!



 Era o tempo dos papagaios, do N`Gage, da força aérea em África.  Comunicações.


E a roupa não secava, lá fora faz frio.


A imagem da maré vazia. A desolação. / Aí por volta de 1983 mergulhava eu por aqui junto à Ponte, e entre os limos, o moliço, as algas, vi cavalos marinhos. De vez em quando viam-se cavalos marinhos, essas frágeis criaturas.


 Um outro dia.

 Os amigos e o passeio, aguardamos a subida da água. E os motores esses imprevisíveis motores...







 O almoço, em modo pic-nic a bordo, junto ao junco, os flamingos na vizinhança. No
esteiro das vacas, penso que aqui se rodaram umas cenas do filme de Paulo Rocha, "Mudar de Vida".


Os nossos amigos que vivem numa bela casa no Torrão do Lameiro, desenho de muita qualidade do Rui Fidalgo Ventura para o Miguel ... Sorte a destes franceses, apreciadores do nosso sol e das vistas planas e calmas.
O grupo da "Maria Cristina", o navio almirante.
et les madammes, les madammes.

on est arrivé.


0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home