Friday, September 12, 2014

"Manuel Marinheiro"

Não vamos elencar neste momento todo o colorido épico que envolve esta personagem, um indivíduo que percorreu e ainda percorre a Ria pelo seu lado romântico, fascinante e apaixonado.
Mas a ocasião obriga a uma referência a este "Marinheiro" de nome Manuel Lúcio Ferraz.
A primeira vez que ouvi falar deste personagem lá para os anos 80 do sec XX  foi por ocasião do aniversário de uma menina, que faz anos a 10 de Junho. Nessa ocasião era costume o Manel irromper pela casa do amigo Fernando, pai da aniversariante, pelo final da tarde, entoando o Hino Nacional, de tal jeito que até Alfredo Keil apaludiria, de pé...
Mas o que faz surgir agora esta prosa é o facto de Manel Marinheiro ter muitas histórias com barcos, e muitas delas com o "Maria Cristina", barco construído por ele, com a ajuda de alguns amigos, entre os quais o "Manel da Ribeira" ( outro dos personagens do panteão náutico Ovarense) que foi quem riscou as cavernas e linhas principais do barco. Embora bastante mais próximo o " Marinheiro", ambos eram amigos de Francisco Ramada, personagem que ajuda a explicar porque surgiram tantos ovarenses a auto construírem barcos entre os anos 50 e 60 do sec. XX.
Com a "Maria Cristina" Manel Marinheiro, a família e os amigos percorreram a Ria todas as épocas desde a sua construção, que ocorreu entre 1961 e 1963.

Acontece que a lancha "Maria Cristina" foi doada á Associação Cenário, para ser preservada e promover e divulgar a cultura náutica Ovarense. De uma visita á embarcação, que se encontra nas instalações da NADO- Náutica Desportiva Ovarense, e com Fernando Alçada, José Lemos, o Manel Marinheiro e o autor desta prosa... obtivemos estas imagens:














 "O Marinheiro"




6 Comments:

At 16:37 , Blogger Unknown said...

This comment has been removed by the author.

 
At 17:23 , Blogger Unknown said...

So tenho pena de ter que estar "PRESA" em PARIS!!!!!!

 
At 17:43 , Blogger Unknown said...

Lindo grsto PAIZINHO, tenho muito orgulho em ti!!! So espero que o "nosso" Maria Cristina tenha uma segunda vida tao BOA ou Melhor que a nossa familia "FERRAZ MARINHEIRO" lhe deu até aqui!!!!!

 
At 20:42 , Blogger Unknown said...

Os comentarios acima sao da minha autoria!!!!
Lucia Ferraz MARINHEIRO.

 
At 02:28 , Blogger h ventura said...

Obrigado Lúcia. O gesto do seu pai foi muito nobre. Sempre que queira visitar o barco ou mesmo navegar, estaremos sempre disponíveis. Um abraço. Helder Ventura

 
At 18:40 , Blogger Unknown said...

Caro Helder, muito obrigado pela sua proposta, que vou aceitar com muito gosto como deve calcular!!
Tambem teria muito gosto em visitar as vossas instalaçoes no cais do puxadouro de valega!!!
Um abraço,
Lucia Ferraz Marinheiro.

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home