Thursday, March 27, 2014

"obras vivas"

Iniciámos os trabalhos de restauro no snipe "Transmontano", nº 7960,  projeto de poço oval e patilhão em leque, construido nos estaleiros Brites em 1950. Propriedade de Pedro Mendonça.
Tomámos a decisão de retirar o convés, embora ainda em bom estado, para termos acesso ao castelo de proa e castelo de pôpa , Para remover a "fibra de vidro" que o revestia de modo incerto e muito tosco pelo interior... Boa decisão pois revelou-se toda a estrutura de vaus e cavernas, tabuado do fundo, roda de proa, cadaste, quilha... etc. Boas madeiras, ( mogno americano ou cedro vermelho... quilha em mogno (?) ainda em bom estado, alguns reforços nas cavernas, rebites em cobre e uns pregos aqui e ali em zinco. Outras obras de restauro mais recentes, melhor que não tivessem existido.
Pormenores de ferragens originais, muita estopa e algum cordão em algodão entre as tábuas trabalho de calafate, a solicitar talvez a aplicação de sikaflex...
Eis o ponto e a situação.



              A remoção de muitos anos de tinta sobre tinta. Os primários ainda de boa qualidade

                                                   Velhas cavernas, novas balizas
                                                 Materiais e design de um tempo passado
Um "logo" nas alhetas...
  E o "B" de Brites, inerido na estrela, marca nas ferragens que persistiram ao longo dos longos anos.

2 Comments:

At 20:50 , Blogger Pedro Carvalho said...

Bom Trabalho...grande abraço a todos dessa grande associação que é a CENARIO.

 
At 04:00 , Blogger h ventura said...

Obrigado Pedro, esperamos poder contar contigo como associado, pois reunes as condições, todas e mais algumas... Um abraço e não faltes ao ANIVERCENÁRIO.

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home