Detalhes de uma "ANDORINHA"
Enquanto chove, de novo e mais uma vez, interrompemos os trabalhos no "Transmontano" e dedicá-mo-nos a terminar o mastro do "Andorinha". Agora só falta aplicar ferragens e ...voilà! na água e ao vento! Mas alguns detalhes são dignos de realce:
Um olhar mais de perto, e nota-se que a madeira e a roda metálica não se tocam... em o metal se toca. Ao centro, a roda ten uma espessura mairo uns décimos de mm e mesmo que se aperte o conjunto a roda continua rodando...
E este "pivôt" é um tubo em aço inox preenchido com uma matéria plástica, e serve para distribuir as forças entre a carlinga e a enora... aliviando o "peso" do mastro sobre a quilha. Claro que existem desvantagens na afinação do mastro, mas quase todas as "Andorinhas" tem o mastro muito "travado".
E aqui temos o mastro depois de retirado todo o verniz, aplicada duas demãos de resina e duas de verniz Robialac "Spar". Estamos no processo de colocar tudo no sítio, novamente...
E para admiração de muitos, e inveja de outros tantos, este Andorinha "fabricado" em Esposende tem um "portaló"... no castelo da proa. De muita utilidade este espaço. No interior, a cor azul "leixões" passou a um "bordeaux" mais requintado.
Está quase pronto a navegar !
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home