Tuesday, October 30, 2012

"Pilrito" - A proporção e a funcionalidade

De quando em vez, a propósito de um ou outro evento, por cá aparece o Artur Gonçalves trazendo sempre um sorriso tranquilo e novidades do seu projecto: a construção de uma embarcação ligeira á vela, transportável, de execução simples, direcionada para o amador, mas exigente no que diz respeito á técnica de "stich and glue"...
Confesso que fiquei muito agradavelmente surpreendido quando Sábado dia 27, em pleno embarque para o workshop "Velejar é Preciso" mais uma vez aparece o Artur que nos anuncia que o "Pilrito" vai entrar na fase final, na pintura, passando de uma ave com penas de ninho, cinzentinha e pintalgada, para o brilho e a cor das penas adultas, brilhantes coloridas e... impermeáveis.
Das esporádicas notícias que se iam regularizando, passámos para a notícia mais importante, o momento charneira na vida do construtor naval: a conclusão do projecto e o bota-baixo.
Ficou agendado o grande evento para o S. Martinho, dia 10 de novembro, sábado, na CENARIO, esperando todos nós que seja outra vez Verão para acompanharmos o "Pilrito" navegando na sua viagem inaugural.

Olhemos portanto mais de perto este "Pilrito" que terá uma vela de Wind-surf e um casco que nos faz lembrar o "Sun-fish"... só que talvez mais elegante, ágil e veloz, honrando seu próprio nome.
Mas, passemos a palavra ao promotor e construtor da embarcação :



"...Há imagens que documentam a fase de construção imediatamente anterior à colagem da placa de convés, onde é possível observar o tipo de construção adoptado e que é conhecido pela expressão "Stitch and glue".


De facto, nesta construção não houve necessidade de aplicar pontos... Houve foi necessidade de muita cola, uma vez que a conta de epóxi, já vai nos 12Kg, cargas de enchimento de algodão e sílica e reforços de fita biaxial de fibra de vidro.

Os planos do barco foram adquiridos nos Estados Unidos, via www.bateau.com , um site especializado na venda de planos de embarcações. para construtores amadores, como eu...



A construção respeitou globalmente os planos. No entanto realizei adaptações para converter o aparelho de vela latina original, tipo SUNFISH, num aparelho baseado em equipamentos de windsurf. Esta é uma aposta experimental que creio que vai ser bem sucedida. As velas usadas nessa modalidade tiveram uma evolução tecnológica muito grande, apresentando um rendimento aerodinâmico muito bom e um custo muito competitivo, havendo um grande mercado de material de ocasião de de promoção de "sobras" de coleções dos anos anteriores.

Há também alterações relativamente aos planos na caixa do patilhão que passou a ter um ângulo no sentido da popa para melhor se centrar relativamente à área da vela de windsurf, que, como sabemos, tem o bordo de ataque em arco, atirando o pano mais para a ré. A solução de charneira e rotação do leme também é muito diferente da prevista nos planos.

... PILRITO é um nome que me parece bem adaptado. A pequena dimensão e peso, a agilidade, e o bico (proa) afilado, correspondem... Vamos ainda verificar se assim é quando começar a navegar!

Seria interessante ter a companhia dos amigos da CENÁRIO no lançamento à agua numa data próxima da festa de S. Martinho. Poderá por isso ser uma festa a dobrar. Há algo de paradoxal nesta data para lançar um barco à água, quando a época de vela está a terminar! Penso que nas duas semanas que faltam até ao S. Martinho o PILRITO estará pronto.

Abraço "


Eis portanto algumas fotos, enviadas pelo Artur Gonçalves:
















Não sei se não teremos aqui o protótipo de um veículo para o futuro...

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home