Tuesday, October 28, 2008

"os Vouga"


Realizaram-se nestas datas as regatas do campeonato Nacional desta classe renascida, no campo de regatas da costa Nova onde se criaram e agora se procura que cresçam, numa terceira geração, os barcos da classe "Vouga" .
Esta segunda edição contou com um número record de participantes. Foram nove as embarcações e cerca de 30 os participantes directos nas regatas.
A organização, repartida pela Associação de Classe, APCV, pelo Clube de vela da Costa Nova e pela Federação Portuguesa de Vela esteve bem, a comissão de regatas e o júri resolveram eficazmente todas as matérias inerentes e no final todos os participantes e organizadores pareciam satisfeitos.
As condições meteorológicas foram diversas nos três dias, permitindo velejar em condições de vento muito diversificadas, pelo que poderemos dizer que ninguém saíu favorecido no campo desportivo.
Foi um belo fim-de-semana prolongado, e estiveram presentes dois sócios da CENÁRIO na embarcação "AVentura" que dada a sua provecta idade e o estilo de marear da tripulação não foi além de um nobre 9º lugar.


( segundo algumas opiniões expressas no bar do clube " o único vouga a navegar neste campeonato". Há quem reconheça apenas as linhas clássicas como vougas...)

Tenho ainda a dizer que no campo desportivo se estabeleceram tácticas que tinham como objectivo a victória, mas não só. A associação da classe vouga no seu percurso renovador enveredou por um caminho que aceitou reconhecer como "vouga" três tipos diferentes de barcos. Ora sendo estes modelos diferentes terão obviamente andamentos diferentes, independentemente de quem os manobra. Isto apesar de se reconhecer que num ou noutro caso se poderá verificar algum equilíbrio, mas não será esta a regra, a meu ver. A prova do que digo está nos resultados. Os quatro primeiros lugares do campeonato nacional foram para as novas embarcações em fibra, construidas pelos estaleiros Delmar Conde.
Futuras provas confirmarão o facto de que estará encontrado o modelo de vouga mais competitivo, baseado em projecto de A. Gordinho. *
Se analizarmos os resultados da semna internacional de vela, com os resultados de agora, verificamos que se notam três sub-classes dentro da classe, que resultam dos três modelos de vouga adoptados. O vouga tipo Costa Nova, o Vouga Ria Marine e o vouga clássico, projecto da Brigada Naval.
Portanto se a Classe enveredar por um caminho de continuidade com o que se regulamentou até agora ter-se-há que criar um modo de fazer valer a verdade desportiva. Não quero dizer que os vencedores de regatas e campeonatos até ao momento não o fizeram de forma justa. Se atendermos ás regras estipuiladas os vencedores são justos vencedores. A questão não é esta, e ultrapassa as provas que de momento se vão realizando.
Terá a Associação de Classe reflectir sobre isto e agir.
O problema é que existem outras e complexas questões que não sendo do âmbito desportivo e regulamentar impedem que se faça uma discusão técnica e histórica devidamente esclarecida e elucidativa.
Já diziam os romanos: " Que povo é este que não se governa nem se deixa governar?...."
Voltando à àgua, juntam-se algumas fotos do evento, tiradas no segundo dia de regatas. Pena é não haver fotos de largadas, com a frota toda alinhada.





*
Mas, enganam-se os puristas se pensam que o projecto é de A. Gordinho. Não o é de facto, apenas as linhas geométricas do casco obedecem, em grande parte, ao projecto de A. Gordinho, a embarcação "Bill".Todo o resto é distinto, área vélica, patilhão, linha de água, centro de querena, etc. Portanto em rigor devemos dizer que o projecto é diferente do de A. Gordinho, que como sabemos não realizava projectos para os seus barcos... Esse um grande lapso do pai dos vougas.
( H. Ventura)

1 Comments:

At 23:03 , Blogger Fernando Pinto said...

Boa noite!

Conhecemo-nos, na 2.ª feira, na redacção do jornal "João Semana". Lembra-se?
Deixo-lhe os endereços dos meus fotoblogues:

OLHAR OVARENSE
http://olharovarense.blogspot.com

LABIRINTO DE OLHARES
http://labirintodeolhares.blogspot.com

FRUTOS DO OLHAR
http://frutosdoolhar.blogspot.com

Tem acesso aos links neste blogue

http://fernando-pinto.blogspot.com

Abraço,
Fernando Pinto

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home