Thursday, August 21, 2008

de circum navegação.

Dia 21 de Agosto.
O regresso.

h. ventura e c. aguiar na embarcação AVentura.

Partimos da Costa pelas 13:45, no início da enchente, com um vento de wnw, fraco, mas firme.
Mas antes, chegados a S. Jacinto com 10 m de atrazo para o ferry, o que fazer? voltar pela murtosa?.... nem pensar. o carro ficou ali... Uma ruina à venda, e projectos de férias em casa á beira àgua com barcos nas garagens em substituição dos carros. O carlos sempre a colorir a construção do mundo ideal. decidimos e bem apanhar a lancha até ao forte da barra e depois uma boleia da paula, amiga do carlos que deixou a praia ( na barra) para nos transportar á costa. agradável companhia. tomámos uma àgua no bar da costa e aparelhámos, com a dificuldade de içar a grande como de costume...
passámos a ponte da barra e depois optámos pelo "estreito de magalhães", agora em bolina cerrada e com corrente desfavorável, com sorte não havia tráfego marítimo no canal e depois de alguns bordos , o canal central, e s. jacinto nas amuras de bb.

Passamos s. Jacinto e o carlos tomou conta do leme. já treina para quando tiver um vouga... o vento continuava certinho mas agora mais seguro, com alguns saltos de quando em vez. o novo timoneiro prefere a bolina folgada o que nos faz andar mais. temos no entanto que compensar com uns bordos para retomarmos o canal profundo. de súbito um bando de flamingos esvoaça em sintonia.... que espectáculo.



O AVentura agora anda bem! temos mais vento, e as velas um pouco mais folgadas... estamos na pousada da ria. devorámos meias sandes, que boas!...


Passamos a pousada, a maré ainda não encheu tanto quanto nós queriamos... primeiro "encalhanço".
Tomei de novo o leme. a reportagem fotográfica ficou por aqui, até ovar. por coincidência feliz, cruzamo-nos com o "almagrande" que descia em pôpa até á murtosa ou s. jacinto. pena não tirar uma foto, ia uma beleza o "almagrande", com o timoneiro e o proa de sempre e outros convidados a bordo.


Depois deste encontro a viagem até ovar correu bem, até à ponte da varela nãda de significativo a registar, apenas os encalhanços em frente à bestida... Mas depois da ponte e dado que andávamos mais do que a corrente, foi um pouco dura a viagem. encalhámos n vezes. o processo de sobe e desce o patilhão, caça o estai, folga a grande e vice-versa para nos libertarmos do lodo traiçoeiro... o estreito. e um só bordo até ao torrão, e depois daí até ao areínho a parte mais stressante. atracar no vela areínho, nem pensar.... encalhámos mesmo em frente á esplanada e tive que utilizar as técnicas da vara com o pau-de-spi.

finalmente o porto do carregal, e o repouso.
uma bela viagem que terminou bem, com dois finos na esplanada e ... bem o carlos está a promover um programa do excel que diz que faz perder peso... e mantém-se fiel ao programa.
Falta içar o AVentura para terra e voltar a s. jacinto para tomar o carro para o carlos voltar ainda a arouca. parece até que vivemos numa espécie de califórnia, onde se pode fazer praia de manhã e de tarde subir á montanha e fazer ski. era só haver neve em arouca, no verão. falta uma pista de neve ... no alto da mizarela. isto é que era desenvolvimento, dito sustentável. resta saber por quem.
vamos voltar ao vento como força motriz?

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home