Aprender praticando - carpintaria naval
"WORKSHOP" DE CARPINTARIA NAVAL
Técnicas elementares para reparação e manutenção de embarcações ligeiras
Sábados depois das 14 horas – 24 deNovembro a 22 de Dezembro de 2012
Introdução
Porque se recuperam e conservam barcos de madeira?
Os barcos construídos em madeira resultam de evoluções técnicas e estéticas de acordo com a sua função. O saber fazer e a capacidade inovadora, de acordo com as solicitações do tempo, criaram vastas tipologias e modelos de barcos, muitos dos quais ainda hoje podemos observar e ver a navegar, mesmo quando a sua função primordial já não o justificaria.
Atualmente a grande maioria dos barcos não se fazem em madeira. Outros materiais, outras técnicas outros meios resultam em objetos distintos daqueles outros feitos em madeira . Porquê então persistimos em recuperar objetos de um tempo passado? Porque, na maior parte das vezes, esses objetos (os barcos) têm valor. Um valor que lhes é intinseco, enquanto veículos e objetos mas que resulta em grande parte da sua própria história e dos saberes que lhes deram vida.
Objetivo
Este Workshop que se vai realizar na CENARIO – Centro náutico da ria de ovar, tem como objetivo desenvolver métodos e técnicas de recuperação de barcos que se considerem património cultural.
Para tal iremos focalizar os nossos estudos numa embarcação cuja história nos parece digna de referência: a “Marilinda”. Construída nos anos 40, em Matosinhos, durante algum tempo serviu para deslocações dentro do Porto de Leixões, funcionando exclusivamente com motor. Em meados dos anos 50 veio para Ovar, trazida pelo industrial Francisco Alçada que a adaptou a uma nova função; a vela de recreio e o lazer. Desde 2003 que se encontra na CENARIO para restauro, o que tem acontecido de modo intermitente.
Ao inscrever-se neste “workshop” poderá adquirir técnicas de levantamento de casco e deteção de patologias, assim como encetar os primeiros passos nas filosofias e técnicas de restauro atualmente em uso mais corrente. Poderá também, se estiver interessado continuar o programa para passos seguintes, transformando este workshop num “Work in progress” até ao bota-baixo da “Marilinda”.
Os trabalhos serão orientados por pessoas com experiência e formação nesta área específica.
( esquema para levantamento do plano geométrico da embarcação)
Programa
1- Levantamento e elaboração do plano da embarcação . Diagnóstico de patologias
- Plano geométrico e técnicas de levantamento
- podridão e desagregação de madeiras
- juntas, parafusos e encaixes
-stress dos pontos de esforço
2-Ferramentas básicas
3- Métodos e técnicas
- Levantamento do método construtivo
- remover tintas e vernizes
-substituição ou reparação de elementos estruturantes
4-Acabamentos
- colas elásticas, resinas epóxidas, tintas, vernizes…
-Aplicação de ferragens e poleame fixo
Duração do Workshop : 5 fins-de-semana
Custo: 10 euros
( É necessário equipamento de trabalho - fato ou bata, máscara anti-poeiras, luvas e óculos de proteção )
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home