Sunday, September 20, 2009

Regata CENARIO e recriação histórica






O dia começou cedo e na Praça da República em Ovar aglomerava-se gente vinda do séc. XIX para lembrar a passagem de D. Maria e D. Fernando e toda a comitiva real que em 1836 passaram em Ovar a caminho de Aveiro. A frota da CENARIO que estava presente e outras embarcações devidamente engalanadas esperavam no cais da ribeira o início desta viagem para Aveiro. O ambiente era algo surreal. O cais da Ribeira não se reconhecia no que ali tem acontecido nos tempos mais recentes. Depois de vivas à rainha, lá partiu a frota e nós também até ao campo de regatas onde já esperava o "Almagrande que tinha partido da Torreira.
Fotos: Cristina Karlberlah ( ver mais aqui )
.Foi uma prova interessante, com três embarcações a andarem quase o mesmo. O "Cisne" com um rigor táctico exemplar, o "A ventura" a andar muito bem, e o "almagrande demonstrando a sua força e elegância. O vento era fraco a moderado de NW. A primeira regata foi ganha pelo "Almagrande" a segunda pelo "Aventura e a terceira novamente pelo "Almagrande". Temos que referir que o percurso não favorecia o "Cisne", pois as balizas estavam colocadas perto umas das outras, e o "Cisne" , como é mais pesado perde nos bordos curtos. Necessita espaço para fazer valer a sua área vélica. Numa aproximação á baliza de sotavento eis um pequeno toque do "aventura na pôpa do "Cisne". Ficou a promessa de uma rodada à tripulação do "Cisne", mas a dúvida persiste sobre os sobreladeamentos e os comprimentos á baliza e se o espaço à baliza estava ganho…
A última regata foi particularmente interessante, mas um erro do Aventura na último trajecto custou-lhe a regata.

Fica a promessa de que para o ano vamos fazer melhor. A comissão de regatas esteve impecável e como sujestão fica a ideia de que as balizas deveriam ser colocadas mais distanciadas.
O nosso muito obrigado a todos os que colaboraram, especialmente ao Tózé, ao Raul e ao David, do barco do Júri.

"Cisne", "Almagrande", "a Ventura", "Melody"
Fotos: Tozé Folha

"A Ventura", depois de uma recuperação notável, coloca-se em primeiro face á baliza de barlavento. O pior foi o que se passou depois… apontou à baliza errada, e perdeu aí a regata para o "Almagrande".

2 Comments:

At 21:12 , Blogger almagrande said...

Bela regata e um excelente convívio. O meu agradecimento às gentes da Cenário.
Um abraço
Marco

 
At 10:43 , Anonymous christina said...

-liked the "sepia setting" of the day- considering the event.
-check out some of my fotos from the cais, if You like.
-
http://www.flickr.com/photos/28254398@N05/

happy sailing! and don't get Your feet wet!
tina, "from the cais"

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home