Tuesday, May 29, 2012

Eco- Passeio 2012 . Promover a paisagem, proteger a paisagem, conhecer a paisagem.

 Preparam-se as embarcações, tarefa que se iniciou duas semanas antes, com muito trabalho de manutenção. O "Alecrim" pintado e envernizado por dentro e teve direito a um par de novas cavernas. 









E lá Vamos nós...







Observar as aves, com a presença de um especialista da SPEA, Francisco Romão Machado, que muito nos disse sobre as aves que avistámos.

















E os momentos finais, a pós o almoço/piqnique com uma feijoada de chocos pescados na Ria, e outros petiscos, como uns "rojõesinhos" e as sobremesas onde destacamos a contribuição das "Amigas do Cáster" com uma deliciosa tarte de maçã, um bolo de chocolate, e uma torta de chocolate com cobertura de geleia de cereja preta, tudo muito caseiro, uma delícia. Sobre as aves avistadas aguardamos uma lista onde foram registadas as espécies.
Uma nota final sobre a maré, que nos fez sair muito rapidamente da Ribeira da Aldeia e foi pena não termos  desembarcado no que ainda resta do cais da Tijosa...
Esaperamos mais iniciativas e destacamos a boa disposição e o bom ambiente criado pelos participantes destas duas associações que consolidam parcerias e amizades.
Agradecemos ao Clube de Canoagem de Ovar e ao sr. carlos a colaboração prestada.


E aqui vái a Crónica de Francisco Romão Machado, colaborador da SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves:

«No  dia 27 de Maio o CENARIO – Centro Náutico da Ria de Ovar e os Amigos do Cáster organizaram o 3º Eco Passeio na Ria de Ovar com 25 participantes e algumas crianças.
Iniciou-se este evento com uma sensibilização à observação ornitológica com a colaboração de um representante da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.
Foi dada a conhecer esta ONG – Organização não Governamental, e os seus projectos de âmbito nacional e internacional relativos à conservação das aves e seus habitats. Seguiu-se a apresentação de um PowerPoint sobre a avifauna  da Ria de Ovar.
O início do passeio deu-se com o embarque no cais do Puxadouro, Válega com passagem pela Foz do Cáster e visita ao Esteiro da Aldeia (Pardilhó).
Durante o trajeto  foram registadas 12 ocorrências  de aves e feito o seu registo:

1) Milhafre negro – Milvus migrans,
2) Garça vermelha – Ardea purpúrea,
3) Andorinhão  - Apus apus,
4) Flamingo – phonicopterus ruber,
5) Garça branca – Egretta garzetta,
6) Pato real  - Anas platyrhynchos,
7) Gaivota de asa escura – Larus fuscus,
8) Fuinha dos juncos – Cisticola juncidis,
9) Garça real  ou cinzenta – ardea cinerea,
10) Maçarico de bico direito – limosa limosa,
11) Pilrito de peito escuro – Caladris alpina,
12) Borrelho grande de coleira – Charadrius hiaticula»

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home