Wednesday, January 25, 2012

O Vouga "Cenario". As evoluções possíveis.

É sempre muito dificil encontrar madeira de cedro. Mas aqui está a melhor madeira para esta obra. Melhor do que esta, só cedro brasileiro... Mas falando de madeiras, talvez a melhor fosse cipreste. Onde encontrar madeiras portuguesas de boa qualidade, eis o grande problema. Madeiras de florestas tropcais ou subtropicais encontram-se facilmente e cada vez mais caras. Este cedro nacional que estou a utilizar foi comprado há uns anos em Ovar, na célebre e já extinta serração da Madria. Pena não haver mais. Voltando ao trabalho...

Deste modo se vai criando o volume, numa primeira camada de tabuínhas... Optei por um perfil transversal na quilha ao modo clássico, como se de um entabuamento corrido se tratasse. Ainda não me arrependi.

Deste modo, consigo aplicar quatro tábuínhas por sessão, duas em cada bordo, progredindo para vante e para ré.

Com muita paciencia, acertos e nivelamento constante para evitar horas de lixa.



 E de vez em quando não resisto a espreitar o aspecto do interior, que vai ficar em madeira á vista, esperemos.

Mas não é só este tipo de trabalho que temos efectuado na CENARIO.
Temos o plano de acções para 2012 concluido e brevemente aqui colocaremos as datas mais importantes.

O Finn tem sido alvo de muito labor por parte do Jorge e do Vasco, e de Torres Vedras e de Sátão chegam notícias de grandes progressos no Andorinha do Francisco e do Vouga do António.

O bom tempo que se faz sentir ultimamente lembra as velejações e as navegações, ausentes nesta época do ano. Lá chegaremos concerteza.


2 Comments:

At 12:23 , Anonymous Anonymous said...

Está a ganhar forma. tenho a certeza que vai ficar fantástico.
Abraço
António

 
At 12:52 , Blogger h ventura said...

Obrigado António, tenho-me lembrado muito de ti. Vou recorrentemente ver as fotos que enviaste para a exposição. Manda umas fotos do "Laura"... e diz-nos se teremos o Laura pronto no Anivercenário, a 2 de Junho!

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home