Wednesday, December 11, 2013

Associação nacional da Classe Andorinha



No dia 7 de Dezembro, na sede da CENARIO, teve lugar a primeira Assembleia Geral da renovada associação da classe "Andorinha".
Nesta reunião, elegeram-se os corpos sociais da associação, aprovou-se a versão final dos estatutos e aprovou-se o caderno descritivo da construção do monótipo e o plano vélico.
Foi ainda aprovada a proposta de inscrição da classe na Federação Portuguesa de Vela, facto que possibilita o reconhecimento desta classe nas provas desportivas assim como torna válidos os certificados emitidos para as embarcações que o solicitem.
Só serão reconhecidos pela Associação da Classe Andorinha  os "Andorinhas" que possuam certificado.
Foi ainda proposto e aprovado que a primeira prova oficial tivesse lugar na regata "Cidade de Ovar" organizada pela NADO- náutica Desporiva Ovarense, se houver condições que permitam este acordo.
Os objetivos da Classe Andorinha são a prática da vela e a defesa e promoção da embarcação "Andorinha", um dos históricos da vela desportiva em Portugal, cujo desenho e regulamentação é português. Os "Andorinhas" foram importantes para a popularização da vela nos anos 50 e tornaram esta prática desportiva acessível a uma população cada vez mais entusiasta por este desporto.
A classe "Andorinha" poderá ter a curto prazo 12 embarcações a navegar. 

 De seguida veremos algumas "Andorinhas a velejar na Ria , em Ovar.

"Algol"- vela 89, construido em Ovar por Horácio Lopes "da melra" em 1960, para o eng João Casal. Durante largos muitos anos serviu de barco-escola no Clube de Vela da Costa Nova. Restaurado na Cenario durante 2007.

"Melody" , vela 15, construido em 1944 por Manuel Clemente em Leixões. Pertenceu a Abel Barbosa e José Requiço. Também serviu de barco escola na NADO. Restaurado durante 2001.





Carregal, preparação para a regata CENARIO. 2007



















Regata CENARIO 2013


                                                                                                   Cruzeiro da Ria 2004
















Regata CENARIO 2008



                                         Ria de Ovar, Junto á foz do Cáster

































Cais da Ribeira de Ovar, 2009

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home