Tuesday, April 13, 2010

Yachts Repairs Albino Lopes
































O estaleiro Naval de Albino e Carlos Ora Lopes.

No passado Sábado tivemos o prazer de receber na Cenario uma comitiva de amantes da vela e dos barcos em madeira. Este evento relacionou-se com a exposição do Snipe Bébé, em exposição no centro comercial dolce vita em Ovar.
Isto graças ao Jorge Guedes e ao seu amigo Vasco, que conseguiram reunir os construtores do Bébé, Albino Ora Lopes e seu filho Carlos, que também nele velejou. Tivemos ainda campeões nacionais e europeus, que também neste barco ficaram em 12º lugar num campeonato mundial, e ouvimos muitas e belas histórias de Lourenço Marques e Luanda, e do mundo náutico do início dos anos 70, alicerçado nas escolas de vela da Mocidade Portuguesa. Devemos ainda dizer que Carlos Ora Lopes trabalhou e aprendeu carpintaria Naval perto de Nova York em estaleiro de renome mundial, em finais de 60. ( séc.XX).
Mas, como se não bastassem as deliciosas histórias das cerimónias do içar das bandeiras,  tivemos a notícia de que mestre Albino construiu um iate para um cliente de Viana do castelo, arquitecto de profissão . O curioso é que esse arquitecto teria obtido os planos de um veleiro desenhado por Olin Stephens e era este o barco que estava em construção. Quando da conclusão dos trabalhos, eis que se organiza a vinda do próprio Olin Stephens a Portugal, ao estaleiro de Mestre Albino, para observar a obra.
A visita do grande arquitecto naval Olin Stephens a Leça da Palmeira ocorreu em 1972, ou 1971 e dessa visita não existe no estaleiro de mestre albino qualquer fotografia.

Mas existem memórias e o justificado orgulho de mestre Albino a quem Stephens apertou entusuasticamente a mão dizendo: "Good work!". Isto após ter estado largos momentos observando os planos e o barco, que estava quase terminado, e de novo o barco e os planos, de modo muito informal, enquanto a comitiva de recepção, vestida a rigor, aguardava as deambulações do mestre arquitecto naval, que tinha trazido uns sapatos confortáveis, num saco de plástico, e ali tinha trocado de sapatos...
Esse barco parece que ainda veleja, por Viana do Castelo, e assim sabemos mais da história da vela de recreio em Portugal.

 

3 Comments:

At 15:39 , Anonymous Anonymous said...

A foto de cima mostra um Dragão.
Seria possível saber de que barco se trata e a história da sua construção ou reparação?
Melhores cumprimentos
João G. Marques

 
At 23:46 , Blogger h ventura said...

Este dragão é o Brisa, vela nº 12, que está a aguardar reparação na CENARIO.
cumprimentos.

 
At 22:13 , Anonymous Anonymous said...

Obrigado pelo esclarecimento. Eu até suspeitava no entanto perdoe-me a insistência e a ignorância; foi a foto tirada em que data? Pelo que percebi em post anterior em que participei num comentário, o Brisa está no Cenário há um par de anos e depois de ter sido descoberto por si, em semi-abandono há outros tantos ou mais...Suponho assim que esta foto se refere a uma passagem por este estaleiro para alguma manutenção.
Um abraço
João G. Marques

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home