Wednesday, April 22, 2009

CELEBRAÇÃO DA CULTURA MARÍTIMA

A CENARIO foi convidada a estar presente num workshop sobre cultura marítima, inserido num projecto transnacional promovido pela Mútua dos Pescadores, nos dias 16,17 e 18 de Abril. A nosso cargo esteve também o programa da visita à região de dois carpinteiros navais noruegueses acompanhados pela responsável pelo projecto, dra Maria do Céu Baptista. No dia 16 visitámos Pardilhó e Ovar ( Cenario) e de seguida seguimos para os estaleiros navais na margem do Douro em Vila nova de Gaia, onde ainda se constóiem "rabelos". no dia 17 estivemos sempre em Viana onde tivemos oportunidade de ouvir um construtor de baleeiras dos Açores ( Pico), Siv e Gunnard, da Noruega, e Giles do museu marítimo de Barcelona. Foi ainda convidado a intervir o nosso associado Jorge Dias, que relatou sucintamente o modo como se envolveu com a cultura náutica, movido pela vontade de construir um barco, e como se tornou sócio da CENARIO.
Sábado, 18, visitámos um estaleiro em cabedelo, Viana do Castelo e ali presenciámos toda uma temática em torno do "Miranço" barco quase extinto, e que pela vontade dos promotores e financiadores do projecto vai ser alvo de estudo, e de construção de duas réplicas nos estaleiros em que nos encontrávamos. Nada melhor para celebrar a cultura marítima do que anunciar a construção de novas embarcações... património do Norte de Portugal.
Ainda e após o final dos trabalhos, convidámos a visitar Ovar, Giles e Pilar que de Barcelona vieram, e que muito gostaram da nossa região.

Aqui temos algumas fotos...


Helder, Siv e Giles, no Cabedelo...


O grupo analisando e decidindo o que realmente importa...

e João subindo a vela da sua catraia, imagem impressionante !

( fotos de Jorge Dias)

1 Comments:

At 16:06 , Blogger fangueiro.antonio said...

Boas.

Fico muito conyente em finalmente saber que existe um projecto de construção de 2 miranços. Há já algum tempo que troco uns emails com o João, mas nunca soube disto até hoje, por uma notícia na Mútua dos Pescadores.
Há quase 2 anos que escrevo e desejo muito ver a nossa cultura marítima desenvolver-se, como já o fazem tão bem na Galiza, França ou Noruega. Sendo natural das Caxinas-Póvoa de Varzim, são os barcos da tipologia poveira aos quais maior amor tenho e tentarei sempre que voltem a ser construídos na vertente cultural e de lazer tradicional. As praias das Caxinas no passado estavam carregadas de catraias e caícos e a minha comunidade tem de fazer estes barcos regressar do passado.

Parabéns pelo blogue que descobri também hoje e passarei a seguir.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home