Válega e o desenvolvimento
O Cenario esteve reunido com a Junta de Freguesia de Válega no passado dia 9 de Outubro.
Após diversos contactos com sócios e pessoas relacionadas com o ambiente, a arquitectura e a paisagem e o planeamento, o CENARIO apresentou à Junta de Freguesia em reunião no passado dia 9 de Outubro, os seguintes tópicos como matéria de desenvolvimento para Válega:
1- A criação do Parque Natural da Ria , um "parque" com características lúdicas, pedagógicas, ambientais e de reordenamento paisagístico, prolongando até à Sra de Entre-Àguas a ideia de Àrea de Paisagem Protegida da Foz do Cáster.
2 - A organização de um ciclo de encontros e conferências sobre Território e Paisagem, a ter lugar em Válega, no Puxadouro, durante a próxima Primavera/Verão...
3 - A revisão do Ante-Plano de Pormenor do Centro de Válega à luz de um novo urbanismo, tendo em conta os processos e a evolução de conceitos de desenvolvimento sustentado. Redefinição da àrea de intervenção e de noções programáticas.
4- Recuperação dos antigos e ancestrais caminhos dos moínhos de água, assim como as suas estruturas de funcionamento, açudes, canais, promovendo a descoberta das antigas estruturas de produção e o seu relacionamento entre lugares, numa lógica de reforço das museologias presentes em Válega. Criação de percursos lúdico-pedagógicos e ambientais.
5- Recuperação e limpesa das margens do Rio a sul da Igreja Matriz, relacionando-a com a criação de um parque urbano no centro da freguesia, - " e a recuperação de um antigo moínho ali existente , propriedade da Junta" ( Pedro Nunes).
Estiveram na reunião para além do executivo da Junta, o presidente da Direcção do CENARIO, Helder Ventura e um dos colaboradores na área do ambiente, o biólogo António Keating.
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home