Friday, November 30, 2012

Crossroads of wood culture

Last summer, in July we received a e-mail from Gilles Lecha, a woddenwork master from the Barcelona Maritime Museum. Gilles had been in Ovar in 2009 talking and teaching his restauration tecniques of a classic Dragon, the boat design by J. Anker back in the 1920`s. Since we have a same class boat at CENARIO, originaly named "Snude" and now  "Brisa", a boat that raced at the olimpic games in 1952, we invited Gilles to come here for a couple of days...
But as I was saiyng, we received an e-mail from Gilles telling us that a group of people from the International Wooden Culture Society were interested in visiting us. So they did, and as result they joined us in a sailing trip to Torreira and they made a video about their visit to Barcelona and Ovar. You can visualize it here :

"Sailing Through History with Leisure Boats"

Planning our procedures and our lives is very important, but as important is to be receptive and to get involved with unplanned and surprise encouters. That´s how I met Gilles and Pillar, from Barcelona, at a boat meeting in Viana do Castelo, Portugal. That is why we met the IWCS people, from Taiwan.


Sunday, November 25, 2012

Oficina Viva de Carpintaria Naval - parte I

Iniciámos esta oficina de introdução á carpintaria naval, conforme foi anunciado. A primeira sessão de trabalho incidiu sobre o conhecimento da embarcação em estudo : "Marilinda". Após uma breve "resenha histórica", iniciámos o levantamento do casco, e passaremos ao plano de convés e a uma secção construtiva a meia-nau no próximo sábado.
Esta tarde passou muito depressa pois o trabalho minucioso de projetar , aprumar e medir linhas exige concentração e alguma agilidade:


Em primeiro lugar nivelámos a embarcação...


desenhámos linhas no chão...

determinámos as verticais...



projetámos a quilha...

  
 e iniciámos as secções transversais.


Também falámos sobre processos, de desenho, a técnica de riscar" e a técnica construtiva

 sempre em busca da precisão...

necessárias na junção do forro com a quilha e com a roda de proa. "Bearding , apex and rabett lines". lembrando o "lofting", no Maine.

Sábado vamos terminar o levantamento ( convés) e raspar alguns "podres".
Até  Sábado!

Tuesday, November 13, 2012

Aprender praticando - carpintaria naval

"WORKSHOP" DE CARPINTARIA NAVAL


Técnicas elementares para reparação e manutenção de embarcações ligeiras

Sábados depois das 14 horas – 24 deNovembro a 22 de Dezembro de 2012

Introdução

Porque se recuperam e conservam barcos de madeira?

Os barcos construídos em madeira resultam de evoluções técnicas e estéticas de acordo com a sua função. O saber fazer e a capacidade inovadora, de acordo com as solicitações do tempo, criaram vastas tipologias e modelos de barcos, muitos dos quais ainda hoje podemos observar e ver a navegar, mesmo quando a sua função primordial já não o justificaria.

Atualmente a grande maioria dos barcos não se fazem em madeira. Outros materiais, outras técnicas outros meios resultam em objetos distintos daqueles outros feitos em madeira . Porquê então persistimos em recuperar objetos de um tempo passado? Porque, na maior parte das vezes, esses objetos (os barcos) têm valor. Um valor que lhes é intinseco, enquanto veículos e objetos mas que resulta em grande parte da sua própria história e dos saberes que lhes deram vida.

Objetivo

Este Workshop que se vai realizar na CENARIO – Centro náutico da ria de ovar, tem como objetivo desenvolver métodos e técnicas de recuperação de barcos que se considerem património cultural.

Para tal iremos focalizar os nossos estudos numa embarcação cuja história nos parece digna de referência: a “Marilinda”. Construída nos anos 40, em Matosinhos, durante algum tempo serviu para deslocações dentro do Porto de Leixões, funcionando exclusivamente com motor. Em meados dos anos 50 veio para Ovar, trazida pelo industrial Francisco Alçada que a adaptou a uma nova função; a vela de recreio e o lazer. Desde 2003 que se encontra na CENARIO para restauro, o que tem acontecido de modo intermitente.
Ao inscrever-se neste “workshop” poderá adquirir técnicas de levantamento de casco e deteção de patologias, assim como encetar os primeiros passos nas filosofias e técnicas de restauro atualmente em uso mais corrente. Poderá também, se estiver interessado continuar o programa para passos seguintes, transformando este workshop num “Work in progress” até ao bota-baixo da “Marilinda”.

Os trabalhos serão orientados por pessoas com experiência e formação nesta área específica.

( esquema para levantamento do plano geométrico da embarcação)


Programa

1- Levantamento e elaboração do plano da embarcação . Diagnóstico de patologias

- Plano geométrico e técnicas de levantamento

- podridão e desagregação de madeiras

- juntas, parafusos e encaixes

-stress dos pontos de esforço


2-Ferramentas básicas


3- Métodos e técnicas

- Levantamento do método construtivo

- remover tintas e vernizes

-substituição ou reparação de elementos estruturantes


4-Acabamentos

- colas elásticas, resinas epóxidas, tintas, vernizes…

-Aplicação de ferragens e poleame fixo


Duração do Workshop : 5 fins-de-semana

Custo: 10 euros

( É necessário equipamento de trabalho - fato ou bata, máscara anti-poeiras, luvas e óculos de proteção )

inscreva-se! ( cenariovar@gmail.com )

A convergência das marés

Dia 10 de Novembro de 2012

Neste dia comemorámos de forma singela, o S. Martinho. Mas neste dia também tivemos um evento muito especial, o botabaixo do "Pilrito", embarcação construida por Artur Gonçalves, e da qual já demos notícia em "post" anterior.
O tempo esteve incerto mas foi possível velejar em grande estilo, a bordo do "Alecrim", acompanhando o "Pilrito", com o Artur ao leme experimentando as inovações e a vela e o ângulo de bolina...
E como foi agradável vê-lo a navegar, e como foi agradável termos a bordo dois tripulantes surpresa, o Diego e a Isabel, que por coincidência lá apareceram na CENARIO.
Também devemos realçar o facto de o Vasco ter navegado no Alecrim pela primeira vez e como ficou surpreendido com a performance daquele "peixão dos mares". Claro que o Guedes não deixou seus créditos por mãos alheias e, por feitio profissional, lá ia ele instruindo o Artur acerca da mareação ideal... sempre em busca da produtividade perfeita , o Guedes.
Mas sejamos justos, entregou o leme do Alecrim ao Diego que se maravilhou com a experiência!
Até que ... vento e chuva fortes por uns minutos, a Isabel abrigadinha no seu guarda-chuva, as velas rapidamente em baixo, e nós de regresso. Lá acompanhámos o Pilrito até á CENARIO, e só foi necessário reboque a uns escassos 30 metros do cais.

E foi assim:































 



Friday, November 02, 2012

VELEJAR, é mesmo possível.

Como foi amplamente noticiado e divulgado nos meios mais próximos, a CENARIO, com o apoio da Câmara Municipal de Ovar,  organizou e executou um "workshop" (ou trabalho prático), sobre vela de recreio, onde a componente da prática de vela foi preponderante.Os trabalhos foram orientados por Helder Ventura e António Alçada, com a colaboração de Manuel Oliveira (AmiRia). Inscreveram-se seis pessoas que vieram em três fim-de-semana consecutivos desde o Porto, desde Ovar, e podemos dizer convictamente que os objetivos foram alcançados.
Mesmo aqueles que não tinham experiência alguma de prática de vela conseguiram tomar o leme e fazer uns bordos em diferentes mareações e muito sinceramente, agora sabem como é difícil conciliar, numa manobra de mudança de bordo, a cana do leme e o rumo, a escota e a vela, o angulo de orça e o vento.
Isto para não falar da "fraseologia marinhática" onde teremos que lidar, com a referida orça, o  barlavento, a alheta de bombordo, folgar a escota do estai e arribar, ou dar uma volta de fiel com um cabo solteiro, enquanto nos safamos por sotavento de uma embarcação livre pela proa...
Ainda percorremos o mundo dos Nós de Marinheiro com a inigualável presença do amigo Manuel Oliveira, o mago dos moliceiros, ( Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro) que nos sensibilizou para a identidade náutica, com a sua particular e surpreendente criatividade sempre em volta de nós...
E tivemos ainda a colaboração da meteorologia, que nos brindou sempre com dias óptimos para a prática de vela em segurança, dada a inexperiència da grande maioria dos intervenientes. O último dia terminou no Carregal, em Ovar, depois de um belo passeio que terminou ... sem vento, mas com um momento final de confraternização entre os intervenientes.
Estamos prontos para outro workshop, desde que se consigam pelo menos 4 interessados.  

As fotos são de António Regedor e Paulo Alçada que também criou a montagem foto e o vídeo que se seguem:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=a54pyrcc8sg

https://www.icloud.com/journal/#3;CAEQARoQys52TFjIStXGqjG6cUrtpg;B36A20F6-7B1F-415F-89D5-E5A76E2455A1















.

Thursday, November 01, 2012

S. MARTINHO

Para finalizarmos a época e recolhermos as embarcações que ainda estão na água, vamos preparar umas castanhas e provar jeropiga, após os eventos náuticos que se esperam festivos, pois vamos ter um botabaixo... ( ver post anterior : "Pilrito" )
A Preia-mar será pelas 15 horas pelo que ás 12 teremos o botabaixo e ás 16 horas estaremos de regresso e prontos para recolher as embarcações. Necessitamos ajuda nestas tarefas, pois teremos que acondicionar as embarcações e esta época não temos o armazém do nosso vizinho disponível.
Ideias inovadoras , precisam-se.



(preparativos da regata cenario - 2010)