Monday, June 22, 2009

TRABALHO



Fotos: Raquel Elvas

Cumprindo o protocolo de colaboração com a Câmara municipal de Ovar, e após alguns atrasos na preparação da estrutura para o transporte, eis que se iniciam os procedimentos para as obras de consolidação da embarcação de arte xávega Sra da Graça.
A embarcação ocupa agora a praceta junto ao posto de turismo do Furadouro, depois de ter ocupado durante alguns anos o espaço da rotunda Norte.
Depois das reparações voltará ao seu sítio.
Esperamos que o tempo de férias não prejudique a dinâmica voluntária prevista para a Primavera.

Numa primeira fase vamos remover as tintas que apresentem fraca aderência, depois vamos consolidar e colmatar alguns pormenores estruturais, seguindo-se betume , lixa e pintura.
Não vai ser fácil pois a embarcação deteriorou-se muito durante o inverno.
Queremos realçar aqui a reacção espontânea de algumas "Varinas" que se encontravam nas redondezas e que logo que a embarcação baloiçou no seu berço, iniciaram uma dança e cantorias, mesmo ali ao pé. Só pode ser um bom sinal para o que se segue, e que vai ser árduo.
Uma palavra de reconhecimento aos carpinteiros da CMO e aos Bombeiros de Esmoriz que disponibilizaram a grua telescópica e o seu muito eficaz operador.

Sunday, June 14, 2009

Novas oportunidades



Pode parecer estranho este manusear de um "Vouga" mas estamos em crer que estas oportunidades não se podem ignorar। Parece sem sentido aplicar novas tecnologias num contexto de "arts e craft"; numa tecnologia de baixo padrão tecnológico, ( carpintaria naval). No fundo da questão está o papel da história no contexto dos novos desafios do Design। Para quê esta experiência? Para dar lugar a um desejo, uma possilbilidade de transformar o presente abrindo perpectivas de futuro alicerçadas num outro paradigma .