Monday, June 22, 2009

TRABALHO



Fotos: Raquel Elvas

Cumprindo o protocolo de colaboração com a Câmara municipal de Ovar, e após alguns atrasos na preparação da estrutura para o transporte, eis que se iniciam os procedimentos para as obras de consolidação da embarcação de arte xávega Sra da Graça.
A embarcação ocupa agora a praceta junto ao posto de turismo do Furadouro, depois de ter ocupado durante alguns anos o espaço da rotunda Norte.
Depois das reparações voltará ao seu sítio.
Esperamos que o tempo de férias não prejudique a dinâmica voluntária prevista para a Primavera.

Numa primeira fase vamos remover as tintas que apresentem fraca aderência, depois vamos consolidar e colmatar alguns pormenores estruturais, seguindo-se betume , lixa e pintura.
Não vai ser fácil pois a embarcação deteriorou-se muito durante o inverno.
Queremos realçar aqui a reacção espontânea de algumas "Varinas" que se encontravam nas redondezas e que logo que a embarcação baloiçou no seu berço, iniciaram uma dança e cantorias, mesmo ali ao pé. Só pode ser um bom sinal para o que se segue, e que vai ser árduo.
Uma palavra de reconhecimento aos carpinteiros da CMO e aos Bombeiros de Esmoriz que disponibilizaram a grua telescópica e o seu muito eficaz operador.

2 Comments:

At 12:18 , Blogger fangueiro.antonio said...

Boas.

É sempre nobre ver que há quem se preocupe com a manutenção dos barcos tradicionais e tudo o que eles representam. O facto de ver duas senhoras varinas a dançar de contentamento só prova o valor dos barcos, em qualquer comunidade piscatória.

Parabéns!

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

 
At 18:33 , Anonymous etelvina said...

parabéns pela iniciativa!

Parabéns também pelo aniversário da CENARIO. A propósito poderá enviar-me o programa do envento (horário). Sou aluna da Universidade de Aveiro do curso de mestrado em Design, com um tema sobre Embarcações Tradicionais. Estarei presente no dia 4 de Julho (não tenho o horário).
Obrigado.

Etelvina Almeida
etelvina@ua.pt
www.etelvina.wordpress.com

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home