Monday, November 26, 2007

Cenario aberto à sociedade -3-
















Fotos: Sérgio freire

~ A prof. drª. Teresa Fidélis, directora da Região Hidrográfica do Centro, acompanhada pelos engenheiros Luis Bandeira e Susana Pimpão da CCDRC-Aveiro, visitaram o Cenario e o património náutico Ovarense ali em restauro, para além da exposição "Memória Náutica Ovarense".
Após uma viagem de barco pela foz do Cáster, foz do Rio Negro, "Canto da Senhora" e Cais da Tijosa, voltámos ao cais do Puxadouro, passando ainda pelos canais da Moita até à famosa ponte com o mesmo nome. O passeio pela água demonstrou o enorme potencial paisagístico e natural desta área das mais preservadas de toda a Ria, exigindo uma cuidada atenção por parte das entidades responsáveis pela sua gestão, como tem vindo a ser amplamente referido pelo CENARIO em diversdas ocasiões e eventos.
A quantidade de aves e a variedade de espécies, a vegetação e ainda o constante desmoronar das margens resultado da energia proveniente da crescente amplitude de marés, foram temas de conversa, para além das recentes dragagens mal executadas e dos modelos de desenvolvimento que importa enquadrar neste território dinâmico e sensível. Passámos uma agradável manhã de Novembro, apesar do frio que em áreas abertas se fazia sentir, em contraste com as áreas abrigadas entre canízias, nos canais serpenteantes ladeados por junco, onde antes eram arrozais.
Pelo Cenario estiveram Sérgio Freire e Helder Ventura. ~